Tecnologia do Blogger.

quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Isso você não sabia sobre Oeiras


Oeiras (Brazil)
Bandeira da cidade de Oeiras Piauí

Sobre a cidade.


Oeiras é um município da Microrregião de Picos, no estado do Piauí. Construída há mais de três séculos, a cidade de Oeiras se desenvolveu ao redor da matriz de Nossa Senhora da Vitória. Inicialmente foi conhecida como Vila da Mocha, por estar localizada às margens do riacho Mocha. Teve seu nome modificado para homenagear o Conde de Oeiras, futuro Marquês de Pombal, o todo poderoso ministro da corte portuguesa do Rei D. José.

Letreiro "Eternamente Oeiras";
Igreja de nossa senhora da Vitória ao fundo
A cidade foi designada capital da província do Piauí em 1758 permanecendo como centro das decisões políticas até 1852, quando então a sede do governo foi transferida para Teresina. Depois deste período, a cidade prosperou principalmente com a criação de gado, mas guardou um patrimônio histórico dos mais valiosos, com seus casarões coloniais e monumentos dos séculos 18 e 19 que remontam à colonização do Piauí.


Festividades

A Semana Santa de Oeiras é a maior festa religiosa do Estado, atraindo milhares de fiéis. A Festa de Bom Jesus dos Passos começa na quinta-feira da Fugida, com a primeira procissão da Semana Santa. A sexta dos Passos é o dia da Procissão dos Passos, a mais rica em símbolos e presença humana. A procissão segue parando nos 5 Passos. Em cada passo se repete o ritual de cantos, queima de incenso e benção de Santo Lenho. Entre as cerimônias religiosas destaca-se ainda a Procissão do Fogaréu, composta somente por homens.
Maria Beú em um dos passos da procissão de Bom Jesus dos passos

Cena da peça "A paixão de Cristo" em Oeiras piauí

Pontos turísticos da cidade

Dentre os pontos turísticos mais visitados, pode-se destacar: o Morro do Leme, onde se ergueu uma estátua em homenagem a Nossa Senhora da Vitória, à qual se chega através de uma enorme escadaria; o Morro da Cruz (que teve a cruz, de pedras sobrepostas há mais 100 anos não se sabe por quem nem para quê, deu nome ao morro destruída por vándalos, e construída outra de concreto bem maior e em local diferente), que permite visão privilegiada do município; o Pé de Deus; a Casa da Pólvora; o Museu mais antigo do Piauí; a Catedral de Nossa Senhora da Vitória; a Igreja de Nossa Senhora do Rosário; o Café Oeiras (reaberto); o Cine-Teatro(abandonado); dentre os inúmeros Casarios coloniais, ruas estreitas de paralelepípedos e Praças com fontes luminosas.

Imagem de Nossa senhora das Vitórias, no morro do Leme
Major Selemérico em restauração

Lendas

Carneirinho de ouro: É uma lenda da cidade de Oeiras. Dizem os antigos que o carneirinho vive em uma gruta do Morro do Leme e costuma sair do seu esconderijo às altas horas da noite para passear até o Morro do Sociedade, no lado oposto da cidade. É reluzente, anda rápido e ninguém até hoje conseguiu pegá-lo. Dizem que se alguém o fizer, ficará riquíssimo. O carneiro é tido com um animal de Deus e São João Batista o traz nas costas. Faz parte do folclore e se incorporou como lenda no Piauí, onde aparece com uma estrela de brilhantes na testa que indica grandes riquezas.

A cobra do Morro do Leme:  Reza a lenda que onde hoje se localiza o Morro do Leme ou o Morro de Nsª das Vitórias, existe uma cobra pouco menor que a elevação onde se localiza a imagem da santa. Muitas pessoas contam que nas pequenas cavernas, ao lado esquerdo das escadas de quem está subindo, já viram grandes olhos vermelhos que possivelmente são os olhos da cobra.

Santa do pescoço fino da "Rua do Fogo": A Rua Coronel Rêgo é conhecida como "a rua do fogo". Pois reza a lenda que existe uma santa, de nome desconhecido, com o pescoço muito fino, enterrada atravessada na rua. Caso quebrem o fino pescoço da santa, a cidade de Oeiras pegará fogo. Algumas pessoas dizem que o período de chuvas muito escassas seja porque o corpo da santa já foi separado da cabeça.

A baleia da igreja de Nsª da Conceição: Abaixo de onde é construída a igreja de Nossa Senhora da Conceição dorme uma baleia de tamanho inimaginável e graças a essa "monstro", o ponto histórico passa por constantes restaurações. Essa é a possível explicação para tantas rachaduras nas paredes da igreja. E caso a baleia acorde, a cidade de Oeiras se acaba em água. Alguém acorda essa baleia por favor?!

Pé de Deus e pé do Diabo: De acordo com a lenda do Pé de Deus e Pé do Diabo, no centro da cidade de Oeiras, existe uma pedra fincada no chão que traz sobre ela a marca de um pé esquerdo. Dizem que é a marca do pé de Jesus e, por isso, os moradores fiéis ali vão rezar, acender velas e fazer as suas penitências. Ao lado está a sepultura do diabo, já soterrada pelas pedras jogadas por esses mesmos fiéis. Portanto, quem visita o local acende uma vela a Jesus e joga uma pedra no diabo.



E aí? Sabia disso tudo? É pessoal, a nossa cidade tem  muito mais histórias. Se souber de alguma outra curiosidade deixe nos comentários. Essa é a primeira postagem de várias sobre essa bela cidade chamada Oeiras.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário