Tecnologia do Blogger.

Sobre a escola


HISTÓRICO DA ESCOLA


Na década de 50 existia em Oeiras um Ginásio denominado Ginásio Municipal Oeirense sediado (UESPI), cujo diretor era o Pe. Balduino Barbosa de Deus. Por perseguição política municipal o padre Balduino foi demitido da direção. Por conta disso os estudantes do referido ginásio fizeram a maior revolta estudantil que já aconteceu em Oeiras. Para acabar a greve o Pe. Pediu aos alunos que cessassem o movimento e acreditassem em Deus e nele que em breve dias lhes traria uma escola pública gratuita e de qualidade. Dentre pouco tempo ele foi a Teresina e precisamente ao Rio de Janeiro onde naquela cidade conseguiu com amigos políticos a concessão de uma escola da CNEG (Campanha Nacional de Educandário Gratuitos) que mais tarde se transformou em CNEC (Campanha Nacional da Escola da Comunidade). Esta escola funcionou no Círculo Operário de Oeiras e cujo diretor foi o Pe. Balduino. Estava dado o 1º passo de fundação do Ginásio Estadual de Oeiras.
Antigo Círculo Operário (Hoje sede da Prefeitura Municipal de Oeiras)

Já no início da década de 60 o Pe. Balduino continuou na luta em busca da construção do prédio próprio para CNEC que 1961 firmou o convênio entre Brasil e Estados Unidos para financiar a construção deste prédio hoje é(F.J.C) do E. N. T no Rosário. O prédio do Farmacêutico João Carvalho foi concluído no final do ano de 1966. Neste ano, o desfile de 7 de setembro dos alunos que iam compor esta escola (alunos da CNEG) por pedido do diretor encerraram o desfile no pátio do Farmacêutico. E março de 1967 iniciaram as aulas e a escola recebeu o nome de Ginásio Comercial D. Expedito Lopes. Por Lei Estadual passou para o Estado o nome de Ginásio Estadual de Oeiras, mais tarde Colégio Estadual de Oeiras.
 
Alunos da "Escola Comercial Dom Expedito Lopes" em frente ao Círculo Operário de Oeiras.

LOCALIZAÇÃO FÍSICA DA ESCOLA

A Unidade Escolar Farmacêutico João Carvalho situa-se à Avenida Desembargador Cândido Martins, 303, Centro, a qual é edificada numa área bem ampla e de fácil acesso, tendo nas suas proximidades a 8ª Gerência Regional de Educação, o Campus da UESPI, o Sindicato do Trabalhadores Rurais e um posto de Saúde.
A escola oferece à sua clientela três níveis de ensino: Ensino Fundamental de 5ª a 8ª, Educação de Jovens e Adultos (EJA) 1ª e 4ª Etapa e Ensino Médio 1º a 3º Ano, funcionando em três turnos.

0 comentários:

Postar um comentário

Página inicial